Núcleo de Estudos Espirituais EMMANUEL
O Núcleo Emmanuel - Nossa História
Fundação: 04 de setembro de 1980.
Nesse acontecimento, estiveram presentes os senhores Rosbel José de Souza, Pedro Covaciouc, Izualdo dos Reis, Nóris Foroni dos Santos, Conceição Copelli, Sérgio Luiz Paiva, Sila Norma Copelli, José Mário Foroni dos Santos, Pedro Montezuma, Maria de Lourdes de Silvio Montezuma, Lúcia Gomes Montezuma e Myrane de Silvio Faria, assumindo a presidência o Sr. Rosbel.
Em assembleia realizada no dia 10 de novembro de 1984, a Sra. Maria de Jesus Queiroz Leite sugeriu que a instituição passasse a ter o nome de “Núcleo de Estudos Espirituais Emmanuel”, proposta aprovada por unanimidade.
Decidiram também solicitar a colaboração da Federação Espírita do Estado de São Paulo, para a organização do Núcleo.
A Federação ofereceu cursos aos trabalhadores e a assistência e orientação necessárias. Iniciou-se então uma nova fase, com o atendimento fraterno, caracterizado por palestras, orientação espiritual e passes, além da assistência social realizada conforme as oportunidades de auxílio ao próximo que surgiam, como por exemplo: sacolinhas de Natal, enxovais para bebês, campanha do agasalho, etc.
Ao longo desses 37 Anos, muitos trabalhadores passaram por esta casa e, dos mais antigos, alguns estão presentes até hoje, como é o caso da Lúcia, Nóris e Zilda. Nossa eterna gratidão a todos. Não podemos deixar de agradecer aos incansáveis mentores e amigos do Plano Espiritual, pelo amor, dedicação, orientação e auxílio na nossa missão de aprender, ensinar e assistir.
Obrigado Pai, obrigado Jesus, por todas as oportunidades de trabalho na tua Seara. Aos atuais trabalhadores e aos que ainda estão por se juntar a nós:
Ajudemo-nos a nós mesmos, ampliando a nossa compreensão do sentido e da natureza do Espiritismo, de sua importante missão na Terra.
Ajudemos o Espiritismo a cumpri-la.
Deus é amor. Deus é a fonte do bem e da beleza. O mundo atual é o nosso campo de batalha. Mas também, é nossa oficina de trabalho, onde forjamos um mundo novo. Somos constutores do nosso próprio futuro e do mundo. Nada deve nos perturbar o trabalho na turbulenta, mas promissora oficina do mundo atual.
Quem foi Emmanuel?
Emmanuel, que significa "Deus conosco", se manifestou a Chico Xavier na década de 20, porém as psicografias se iniciariam a partir de 1930.
Segundo as palavras de Chico: "Emmanuel foi um verdadeiro pai, um mentor querido que com carinho tolerou todas as minhas falhas".
O espírito teria sido em outras vidas um sacerdote no Egito e depois um cônsul. Também foi um senador romano chamado Públio Lentulus, contemporâneo de Jesus. Posteriormente, viveu como escravo na Síria, como um romano no Chipre, e bispo na cidade de Lyon.
Suas últimas encarnações teriam sido como Padre Manuel da Nóbrega, Padre Damiano, depois um educador da nobreza, e Padre Amaro, que viveu no Acre e no Rio de Janeiro.
Segundo Chico, seu mentor teria reencarnado no interior de São Paulo no ano 2000. Será professor e um grande médium em seu exercício de humildade.
Junto a Emmnanuel, o guia espiritual do Brasil, Chico sempre seguiu o conselho de seus orientadores espirituais.